Pê de Pai — Isabel Minhós Martins

Pê de Pai é uma homenagem à cumplicidade e afeto entre pais e filhos. Escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Bernardo Carvalho, ao qual combina poucas e vivas cores para personificar as metáforas do texto e impulsionar a participação do leitor na descoberta dos sentidos do livro.

A autora ao escrever este livro quis tornar visível aos leitores a importância da comunicação física entre pai e filho. Não apenas da comunicação dos afetos, que é exteriorizada através do corpo, mas da ligação diária que se estabelece entre pais e filhos e que faz do corpo um lugar de encontro.

Assim um pai e as suas pernas, seus braços, barriga ou costas são muito mais do que pernas, braços, barriga ou costas para ganhar outras funções.
.
O leitor ao navegar pelas páginas se depara com um pai — que também pode ser o pai de cada um dos leitores — que assume os mais diferentes tipos de pai para agradar seu filho. O pai avião levanta a criança nas nuvens. O pai motor dá aquele empurrãozinho quando bate a preguiça. O pai esconderijo vira uma muralha diante de um perigo. O pai cofre sabe guardar todos os segredos. O pai doutor cura qualquer machucado... Tudo é uma questão de imaginação...
.
Pê de Pai é um dos 30 melhores livros infantis de 2010. A autora Isabel Minhós Martins cria uma poesia simples, com ritmo e musicalidade. Um livro com poucas palavras, grandes ilustrações e muitos significados. Em cada página, um encontro, um gesto, um carinho, um aconchego... É um hino às relações afetivas entre pais e filhos, onde o pai é o alvo de uma perspectiva que eleva suas qualidades aos olhos do filho, como resultado da visão pessoal e afetiva da criança.
.
Criativo e terno, é um livro de filho para pai e, por que não dizer, de pai para filho. Os “pequeninos” certamente reconhecerão nas páginas a figura heróica daquele que, para cada um, é o melhor pai do mundo e, para os “mais grandinhos” um convite a descobrir um ao outro ao longo das páginas.

“Pai sempre deve estar presente quando é preciso,
mas também deve deixar de estar,
quando deixa de ser necessário.”

Título: Pê de Pai
Texto: Isabel Minhós Martins
Ilustrações: Bernardo Carvalho
Editora: Planeta Tangerina
Preço: De R$ 25,00 até R$35,00