Depois de Você — Jojo Moyes

Para contar o que aconteceu com Louisa Clark, a autora Jojo Moyses decidiu escrever Depois de você para atender a milhões de leitores inconformados com o destino de Louisa, protagonista de Como era antes de você, que se apaixonou por Will Traynoro,  um tetraplégico,  antes ativo e esportivo, que decide suicidar-se, assistidamente, na clínica Dignitas, na Suíça, para escapar de uma vida que ele considerava inútil.

“Desde o dia em que Como eu era antes de você foi publicado as pessoas me mandam e-mails e mensagens nas redes sociais para falar sobre os personagens, especialmente sobre Lou, me perguntando o que ela fez após o fim da história... Um dia acordei com uma ideia e então soube que tinha que escrever a continuação”, diz Moyes.

Depois de Você começa um ano e meio após a morte de Will, onde o leitor ao invés de encontrar uma Louisa amadurecida, estudando e pondo em prática tudo aquilo que aprendera com Will, depara-se com uma protagonista insegura, tomada pela culpa, pela dor, pela saudade   e revoltada por se sentir incapaz de encontrar um caminho para continuar vivendo.


Depois da morte de Will, Lou viajou por algumas cidades da Europa por alguns anos, até se fixar em Londres. Vive num pequeno apartamento no último andar de um prédio, comprado com parte do dinheiro que Will lhe deixou.

Trabalha como garçonete em um pub no aeroporto, passa a maior parte do tempo sozinha tentando convencer a si mesma que estava fazendo aquilo que Will havia lhe pedido, que ela vivesse, que se arriscasse e que tivesse ambições. Mas Lou  percebe o quão vazia está sua vida sem ele.
  
Em uma das muitas noites solitárias, ligeiramente bêbada, Lou resolve subir ao terraço do prédio onde mora  para contar a Will que desde que ele se fora nada estava dando certo. Ao ouvir uma voz Lou desequilibra-se e acaba caindo, provocando algumas fraturas e, para se recuperar, passa um tempo na casa de seu pais.

Ao retornar para Londres seu pai exige que ela frequente o Grupo Seguindo em Frente, para aprender a lidar com o luto.  Além dos membros do grupo, conhece, entre outros,  Jake, um adolescente que perdeu a mãe e Sam Fielding, o paramédico que a atendeu durante o acidente e por quem Lou nutre um interesse romântico, apesar de achar que ainda não era o momento para se envolver novamente, já que que suas feridas ainda insistiam em latejar.

As sessões de terapia do luto é uma das partes mais interessantes do livro, onde os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações,  biscoitos horrorosos e incentivam Louise a investir em Sam, um personagem carismático, forte, que luta pela vida e tem muita paciência com Lou.

Mas, quando tudo parece começar a se encaixar, surge Lily, uma garota de 16 anos que se apresenta a Lou como filha de Will, fruto de um antigo relacionamento na faculdade.  Lily pede ajuda a Lou para saber um pouco mais sobre seu pai e família. Louisa tenta ajudar Lily e ao mesmo tempo se solidificar com Sam.  Mas, se para Lou, ajudar a rebelde Lily não era fácil, pode-se imaginar o quanto era difícil para Sam lutar contra o fantasma de Will. 

Na verdade, a presença de Lily, deixa tudo mais complicado para Lou, que precisa fazer várias escolhas e decidir se, de fato, há espaço para mais uma pessoa em sua vida e se isto realmente a deixa cômoda e feliz.

Jojo insere diferentes temas em uma mesma obra para prender o leitor que acaba se identificando com um dos personagens.  Vale citar que geralmente as protagonistas de Moyes passam por todo tipo de dificuldades e  após enfrentarem derrotas e vencerem obstáculos conseguem transformar-se e acreditam que é possível ser feliz. 

Pode-se citar a mãe de Lou, o exemplo de quem sempre foi apenas mãe e esposa por muitos anos e por medo de seguir seus sonhos, vivia insatisfeita. Ao rebelar-se passa a frequentar aulas na universidade, a ler textos feministas e recusa-se a fazer o trivial almoço de domingo, entre outros.

Outro exemplo é a irmã de Lou, que apesar de ser uma jovem brilhante, acreditava que nunca conseguiria arranjar um namorado ou um bom emprego pelo fato de ser mãe solteira, mas que no final inspirando-se na própria família, consegue vislumbrar novas perspectivas.

Assim como no livro anterior, Depois de você tem alguns momentos de tristeza, mas tem lições de vida que com certeza conduzirão o leitor a refletir. Talvez este livro tenha criado muitas expectativas no leitor ansioso por uma continuação com um final feliz, entretanto, para alguns desses leitores, o desempenho da protagonista, deixa muito a desejar. Mas, à medida que avança na leitura, esse mesmo leitor se  questiona  como Louise pode superar uma perda tão amarga, como lidar com o luto, a solidão e a dúvida,  enfim, fatos que fatalmente afetam e transformam a protagonista.

Depois de Você, não é uma história de amor e sim a história da luta de uma mulher tentando juntar seus pedaços e recomeçar. Jojo Moyes uma vez mais envolve o leitor em sua trama e com sua incrível habilidade  faz  o leitor sentir e viver as emoções durante o processo de superação da protagonista.

O leitor é conduzido a acompanhar a trajetória de Lou até o final do livro para descobrir se ela voltará a ser como foi em Como eu era antes de você ou se desta vez ela vislumbrará novos caminhos para realizar-se profissionalmente e descobrir que o amor por si só não é suficiente para manter duas pessoas unidas, sem que antes a satisfação pessoal seja concretizada, para então entrar em um relacionamento onde possa se sentir à vontade, completa e feliz.  

Este livro, por mais que tenha algumas referências ao volume anterior, não pode ser considerado apenas uma continuação, já que Jojo escreve para aqueles que já perderam um ente querido e para quem, mesmo inconsciente,  boicota a chance de ser feliz por medo da perda, demostrando ainda que por mais que a jornada seja árdua sempre é possível ser feliz.

Depois de Você
Autora:     Jojo Moyes
Edição:     
Editora:     Intrinseca
Preço: De R$ 23,90 a 32,72
Livros Pra Ler e Reler

Tags: