Se eu Ficar — Gayle Forman

Se eu Ficar da autora americana Gayle Forman, narra a história de Mia Hall, uma adolescente de 17 anos que está em coma após o acidente que matou seus pais e seu irmão mais novo Teddy.  Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu e escolher entre ficar e viver ou então morrer.

Um livro emocionante, inquietante e comovente de rápida e fácil leitura, que nos obriga a refletir sobre a nossa vida e sobre as pessoas e as coisas pelas quais vale a pena vivermos. Impossível de parar de ler.  Um romance que levará até o leitor mais céptico a acreditar na importância da amizade, da família e do amor.- Blog Livros Pra Ler e Reler
''Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você.
 Isso faz sentido?”

Antes do acidente, seu único dilema era a escolha que tinha de fazer: seguir seus sonhos e estudar na escola de música Jilliard, em Nova York, ou permanecer no Estado de Oregon, com sua família e seu namorado Adam, guitarrista e vocalista da banda Shooting Star.

Com delicadeza, simplicidade e sensibilidade, Gayle Forman nos conduz pela vida de Mia, com flashbacks que nos mostram seu dia a dia e todos os fatos relevantes que a ajudaram a ser quem é — sua vida com Adam, a família, a amiga Kim, sua paixão por violoncelo e,  ao mesmo tempo,  seu estado de coma, no hospital.


Não Se Apega, Não - Isabela Freitas

Em o livro Não se Apega, Não, Isabela Freitas, conta os conflitos amorosos,  pessoais e em especial as razões que levaram Isabela, a protagonista da história, a terminar um relacionamento de dois anos. Descreve ainda seus relacionamentos de amizade — tanto bons, quanto ruins,  primos e príncipes (des)encantados aproveitadores de sua carência  e,também,  algumas situações marcantes de sua infância, adolescência e de sua nova condição de solteira.

A maioria das pessoas, em algum momento de sua trajetória, acreditou em promessas que jamais foram cumpridas, deu chances a quem não merecia, depositou esperanças nas histórias que não devia e, como não poderia deixar de ser, chegou até a imaginar sua vida com trilha sonora e um final feliz para sempre.= Blog Livros Pra Ler e Reler
Estudante de direito e blogueira desde 2011, a autora escreveu o livro Não se Apega, Não,  inspirada nos problemas de amigas, desabafos de desconhecidas e histórias de fãs, onde aborda diversos temas do universo feminino, além das próprias experiências, que por ser uma garota romântica, vivia se apaixonando e, como tal, criava muitas expectativas em seus relacionamentos. Assim, um amigo do seu melhor amigo, ou até seu primo charmoso poderia se transformar em seu príncipe encantado —  um amor para ser feliz para sempre.

Apesar da protagonista também se chamar Isabela Freitas e as duas terem a mesma idade e morarem em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, a autora explica que possui muitas das características da personagem, mas confessa que “A Isabela do livro é o que ela queria ser”, acrescentando que a personagem é mais dramática e mais bem resolvida que sua criadora.