Amor em Minúscula — Francesc Miralles

Desfrute as pequenas coisas, porque talvez um dia você olhe para trás e se dê conta de que eram as grandes coisas.

Com essa frase de Robert Brault, o escritor Francesc Mirrales inicia o livro “Amor em Minúscula” que explora temas universais como solidão, a amizade e a busca de um amor perdido.  Versa sobre a importância dos pequenos gestos que a correria do dia a dia, nos fazem  passar  por cima.

A história situa-se em Barcelona, sobre um professor universitário de meia-idade, que mora sozinho, e dá aulas de literatura alemã, cuja vida nada mais é do que uma sucessão melancólica de dias absolutamente idênticos.

Até que um dia esse mundo isolado que construiu é interrompido pela aparição de um misterioso visitante — Mishima, um gato —  que desencadeia uma série de pequenos acontecimentos  que provocam uma guinada na vida de Samuel.

Extraordinário — R. J. Palacio

Extraordinário é um livro que enfoca os diversos aspectos do preconceito e do bullying, numa história edificante que conduz o leitor a refletir sobre os padrões  de “beleza” padronizados pela coletividade,  através de August Pullman, um garoto de 10 anos, que nasceu com uma síndrome genética, que o destaca e define quase tudo em sua vida, quando tudo o que ele quer é “apenas” ser mais um na multidão.  
 
O fato é de que as pessoas não conseguem disfarçar a surpresa quando o veem, assim uns recuam, outros hesitam, enquanto outros até tentam dar um sorriso solidário ou ensaiam uma fuga disfarçada.  
 
“Médicos vieram de cidades distantes , só para me ver, parados ao lado da minha cama sem acreditar. Dizem que só posso ser uma das maravilhas da Criação, e até onde veem não conseguem explicar.”